quinta-feira, 9 de agosto de 2007

"PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS ORGANELAS CELULARES, E FUNÇÕES DE SUAS ESTRUTURAS"

FUNÇÃO DA ORGANELA CELULAR:
É responsável pela manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular e recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver seleção das substâncias que entram e impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, eliminação das que se encontram no citoplasma. Por ser o componente celular mais externo e possuir receptores específicos, a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas, como hormônios. Este reconhecimento é estudado como sinal químico, que desencadeia diversas reações internas.
As membranas celulares são fluidas e de natureza lipoprotéica. As membranas animais possuem ainda o colesterol, e as vegetais possuem outros esteróis, importantes para o controle da fluidez das membranas. Em certa temperatura, quanto maiso a concentração de esteróis, menos fluida será a membrana.
mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares. A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose , as quais processa e converte em energia na forma de ATP, e fornece para a célula hospedeira. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz excessivamente presente em células do sistema nervoso e no coração, uma vez que estes apresentam uma demanda maior de energia.
O núcleo celular, descoberto em 1833 pelo pesquisador escocês Robert Brown, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 μm.
O envoltório nuclear é responsável tanto por separar as reações químicas que ocorrem dentro do citoplasma daquelas que ocorrem dentro do núcleo, quanto por permitir a comunicação entre esses dois ambientes. Essa comunicação é realizada pelos poros núcleares que se formam da fusão entre a membrana interna e a externa do envoltório nuclear.
O interior do núcleo é composto por uma matriz denominada de nucleoplasma, que é um líquido de concistência gelatinosa, similar ao citoplasma. Dentro dele estão presentes várias substâncias nescessárias para o funcionamento do núcleo, incluíndo bases nitrogenadas, enzimas, proteínas e fatores de transcrição. Também existe uma rede de fibras dentro do nucleoplasma
Os peroxissomos são organelas de dupla membrana, 0,2 a 1 micrometros de diâmetro que estão presentes na maioria das células. Em mamíferos, estas organelas foram consideradas sem importância até que Goldfischer descobriu a ausência dessas organelas no fígado e no túbulo proximal renal em pacientes com síndrome de Zellweger (cérebro-hepatorenal). É uma doença congênita, descrita clinicamente pela primeira vez em 1964, que envolve o cérebro, fígado, glândula adrenal, ossos e rins. A falta dos peroxissomos causa doenças graves, assim como defeitos em suas enzimas, levam a falhas metabólicas.

Um comentário:

Misturebah.Coom disse...

Muiitoooo legal mesmo gente, muito interessante. gosteii *-*
Voces me ajudaram um monte no meu trabalho de Ciencias . koaskopaskopako
Valew..!